Hoje em dia, com tantas mídias, informações instantâneas e um número inacreditável de concorrentes em todas as áreas, é praticamente impossível pensar em qualquer tipo de comércio sem uma boa estratégia de marketing, certo? E quanto mais direcionado e específico ele for, mais assertivas serão suas ações, correto? Pois é exatamente dessa linha de pensamento que surgiu o marketing de experiência, uma concepção que está revolucionando a forma como as empresas de gastronomia se relacionam com seu público, criando oportunidades, dando cara nova a antigos conceitos e levando a experiência do público a um nível nunca antes imaginado. Veja como funciona e a diferença que o marketing de experiência está fazendo no mercado!
Marketing de experiência – de onde saiu essa ideia?
Quem pensa que estas são duas áreas completamente distintas e que não têm nada a ver, ainda não parou para prestar atenção em como anda a gastronomia atualmente: literalmente na boca do povo. Nunca se falou tanto em cozinhar (bem), em comprar produtos (de qualidade), em experimentar novos sabores, em cozinha saudável etc. Claro que a arte de cozinhar sempre foi valorizada, mas hoje ela foi alçada ao status de personalidade. A valorização do paladar não é uma tendência, é uma realidade que se consolida cada vez mais criando novos hábitos em pessoas de todas as regiões e classes sociais.
Esqueça hobby, esqueça modismos, olhe, por exemplo, para a própria arquitetura: a cozinha está cada vez mais integrada à vida social, com lugar de destaque na integração das salas, em varandas e jardins. A cozinha gourmet não é um sonho ou coisa de gente abastada, ela hoje está presente mesmo nos pequenos apartamentos. Isso faz com que haja um investimento cada vez maior da indústria de eletrodomésticos e acessórios para atender essa demanda. Nas ruas, os festivais de food truck colocam abaixo antigos conceitos de fast food, popularizando a gastronomia.
E o que isso tem a ver com o marketing?
Acontece que isso tudo implica em papéis cada vez maiores da gastronomia na sociedade acompanhando estilos de vida, comportamentos, desejos, necessidades e até as tendências da economia. Ela ultrapassou os limites das cozinhas sofisticadas dos restaurantes da moda e se instalou nas casas, nos computadores, tablets e smartphones através de aplicativos e sites responsivos, ela se tornou companheira de garfo da arquitetura, do mundo fitness, da qualidade de vida, da vida saudável, da nutrição, da administração, da fotografia, da criação. Ela está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, que se miram nos exemplos dos influenciadores.
Tudo bem, você pode dizer, então em todo esse contexto o marketing é apenas um detalhe. Sim, mas um detalhe que faz toda a diferença para quem não quer morrer no caldo insosso do desinteresse do consumidor. A verdade é que o mercado de produtos alimentícios estão vendo que investir no marketing de experiência é um ótimo negócio. Um dos motivos é bastante simples: velhas fórmulas já não se aplicam mais em uma época em que antigas soluções tornam-se obsoletas em curto espaço de tempo.
Marketing de experiência e agenciamento artístico: agregando mais valor à sua marca
Com o aumento da concorrência, não basta apenas prestar um serviço, ele deve ter valor agregado, diferenciais que o coloquem à frente dos demais. O marketing de experiência, portanto, busca criar estes diferenciais alinhando a expectativa dos consumidores, as tendências do mercado e o perfil da sua marca, gerando um relacionamento de confiança e identificação com seu público alvo. Dessa forma, a imagem da marca é reforçada, a experiência de compra do consumidor é melhorada e o produto ou serviço torna-se referência no setor.
Uma das formas de montar essa estratégia é através da elaboração de projetos gastronômicos com influenciadores, chefs de cozinha que são destaque na mídia e conquistam milhões de seguidores. Estes embaixadores emprestam sua própria expertise e carisma para dar aumentar a credibilidade da marca, em iniciativas planejadas de acordo com o perfil de cada um.
Com o alinhamento de estratégias, o marketing de experiência posiciona favoravelmente a empresa no mercado gastronômico, revertendo em lucros financeiros a curto, médio e longo prazo.
Quer saber mais como o agenciamento artístico pode ajudar o marketing de expêriencia da sua marca? A Agência K2 – Agenciamento Artístico é especializada em projetos que alinham as expectativas de clientes e influenciadores, e possui um dos maiores casting especializados em gastronomia do país. Agende um contato agora mesmo e ponha mais tempero no seu negócio.