No mercado de trabalho não existe marca que não precise se firmar ainda mais – principalmente em tempos incertos como os atuais. Por maior que seja a penetração no público-alvo, há sempre o fantasma da concorrência espreitando e pronto para lançar uma inovação que, por algum motivo, você não pensou antes. São pessoas atentas ao movimento das massas, às mudanças comportamentais, às transformações sociais que demonstram novos valores e apontam para as tendências que valem a pena ser investidas, como a gastronomia em alta. Não é à toa que chefs famosos estão cada vez mais presentes em todas as mídias, validando as mais diferentes marcas. Você já pensou nos benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio?
Chefs famosos passam mais credibilidade à marca
Eles são conhecidos pelo alto grau de exigência em qualidade e pelo extremo cuidado em suas criações, por isso é natural supor que os chefs famosos levem este zelo para todos os outros aspectos da vida. Afinal, eles fazem parte da mais nova classe de influenciadores digitais.
A associação com a qualidade dos produtos empresta mais credibilidade à marca não apenas para público comum, maciçamente alcançado pelas mídias digitais, mas também para os demais profissionais da área. A influência age diretamente no consumidor em geral mas também nos responsáveis pelas grandes compras em restaurantes hotéis etc.
Maior audiência multiplicada em várias faixas de público
O interesse pela arte de cozinhar vem aumentando há muitos anos, seja por hobby ou como profissão, mas a verdade é que o sucesso dos diversos reality shows culinários tem sido uma boa medida para o alcance da audiência. Nessa linha, vale desde a curiosidade da dona de casa em testar novos ingredientes para a família como o rapaz que quer novas ideias para conquistar a namorada mostrando seus dotes culinários ou o profissional que busca inspiração para subir na carreira.
Em um círculo que se fecha, com a audiência aumenta também a vontade de ambos os sexos se aventurarem na cozinha, ajudando largamente na divulgação das linhas gourmert. Além disso, a presença dos chefs famosos à frente de terminadas marcas reforça a preferência de quem tem autoridade sobre o assunto por determinados produtos. A questão é definir o influenciador certo para o seu negócio e agregar valor com sua presença digital no seu site, blog ou rede social.
Criação de uma identidade dentro e fora da cozinha
Vale lembrar que a estratégia de usar chefs famosos não se resume aos produtos culinários. Enquanto Alex Atala (Seara), Jamie Olivier (Sadia) e Olivier Anquier (Cacau Show) representam produtos alimentícios, Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Bela Gil ensinam “receitas” de serviços digitais bancários (Bradesco).
Claro, afinal o mundo desses influenciadores não se resume à cozinha, mas a mensagem é que mesmo na hora das demais atividades eles não abrem mão da qualidade, mantendo o mesmo grau de exigência da escolha de seus ingredientes favoritos.
Dessa forma, a criação de identidade se expande para além do óbvio, gerando também uma identificação com o cidadão comum – que não cozinha, mas vai ao banco, pega criança na escola, compra um carro, tem contas para pagar.
Recolocação na marca no mercado
Cada vez mais raras são as marcas que chegam a algum ponto da sua trajetória e não precisam dar aquela “freada no ônibus” para acomodar os passageiros, ou seja, a sua imagem no mercado.
Como os chefs famosos mexem com o imaginário de todas as classes, ainda que de formas diferentes, as marcas se apropriam do valor acumulado por estes profissionais gerando confiança no cliente e se reposicionando na área, frente à concorrência e frente o próprio consumidor.
Esse reposicionamento é fundamental para manter o interesse do público em um ambiente em que a concorrência é cada vez maior e o consumidor mais exigente, ávido por novidades e novos personagens para identificação.
Gastronomia em alta em todo o mundo – fenômeno não é só brasileiro
O sucesso da gastronomia nas campanhas digitais não é um fenômeno tupiniquim, a tendência é mundial e o mercado já percebeu que quem ficar de fora vai perder feio para a concorrência. Na Itália, por exemplo, berço da comida “de verdade”, chefs famosos como Carlo Gracco, Gualtiero Marchesi já estralaram campanhas de batatas chips (San Carlo) e hamburguer (McDonald’s).
Assim como na Europa, por aqui o grau de influência digital dos chefs famosos tem gerado um retorno tão lucrativo que já está deixando um gosto amargo na boca da concorrência.
Que tal encontrar o influenciador digital correto para o seu negócio e fazer desandar o prato dos concorrentes? Conheça as soluções da K2 e ponha o tempero certo no seu negócio.