Você já deve ter ouvido falar no inglês Jamie Oliver, e no poder de influência desse popular chef nos últimos anos – seja pelos acessíveis livros publicados sobre o assunto ou mesmo pelo seus populares programas de TV.
O que você pode não saber é que, além de um talentoso e carismático cozinheiro, ele também tem estendido o seu poder empreendedor para as linhas do content marketing, mostrando alta capacidade de inovar continuamente.
E, neste post, vamos falar um pouquinho mais a respeito de como o chef Jamie Oliver pode ser visto como um grande exemplo de content marketing – e como você pode se inspirar em uma ou duas lições com isso. Confira!
Os ingredientes para uma boa estratégia de conteúdo
Jamie Oliver e sua equipe se apoiam em uma estrutura erguida e mantida por 3 pilares:
- Educação: ensina a sua audiência algo novo e que eles podem fazer em casa;
- Entretenimento: carisma do apresentador e conteúdos impactantes e relevantes para o público-alvo;
- Empoderamento: instiga o seu público a fazer algo com as próprias mãos.
Seja por meio de blog posts, vídeos ou em suas receitas informativas em livros, o Chef Jamie Oliver está realizando aquilo tudo que pregam os conceitos mais fundamentais do content marketing: espalhar a mensagem certa, para o público certo e na hora certa.
Acontece que, diferentemente de muitas empresas, o chef britânico não faz isso para comercializar um produto ou serviço: ele simplesmente está educando a sua audiência.
Assim, ele traz o conhecimento que o seu público deseja adquirir para fazer algo, independentemente dos aparatos tecnológicos – ou não – que você tenha na cozinha. Os fundamentos da boa gastronomia ao alcance de todos.
Como aproveitar as lições de Jamie Oliver
Com base no que vimos até aqui, a respeito do que apresenta o Chef Jamie Oliver em variados canais de comunicação, se você tem algo para vender (seja um produto ou serviço), não invista o precioso tempo de sua audiência insistindo em adquirir o que você tem a oferecer.
Por sua vez, que tal apresentar ao seu público-alvo como ele pode se relacionar com esse serviço ou produto? Isso, sim, é um conteúdo relevante e de alto impacto: compreender de quais maneiras você pode oferecer diferenciais ao seu consumidor, e apresentar de maneira, clara, informativa e atrativa.
Assim, fica muito mais fácil converter os seus visitantes em consumidores. Pois, gradativamente, você constrói uma relação com o seu público-alvo, que também passa a se identificar com a linguagem dos seus vídeos, posts, infográficos e todo tipo de conteúdo que você tiver como produzir e impactá-los.
Estamos vivendo uma época em que os influenciadores digitais têm grande poder nas decisões de compra do consumidor justamente por isso: porque cada um deles sabe como usar aqueles 3 pilares mencionados no início deste artigo, formando uma audiência cada vez maior e fidelizada.
Para as empresas, trata-se de um novo modelo de explorar o alcance da sua marca: por meio de quem consegue cativar um público-alvo similar ao seu – o que traz diversas formas produtivas de usar o content marketing em seu favor.
Para saber um pouco mais a respeito disso, e de como a Agência K2 – Agenciamento Artístico pode planejar uma estratégia personalizada para os seus objetivos, entre em contato conosco!